sábado, 26 de março de 2011

FÓRUM ARACATI NOVOS CAMINHOS: Princípios, natureza, posturas, finalidades e perspectivas.



Francisco Canindé Tinoco de Luna*



A mente que se abre a uma nova ideia jamais voltará ao seu tamanho original (Albert Einstein).


O FÓRUM ARACATI NOVOS CAMINHOS vai muito bem, obrigado! A legitimidade política de sua concepção e criação, o excelente nível de seu primeiro encontro, a presença de 12 partidos além de outros movimentos sociais que o integram, a regularidade das reuniões de sua Comissão Organizadora e um calendário de debates acerca dos mais variados temas já aprovado para as próximas dez plenárias (até janeiro de 2012), mostram a efervescência desse espaço democrático e o compromisso de seus integrantes com a construção de novos caminhos para a política municipal.

No próximo dia 08 de abril, por exemplo, teremos um debate coordenado pelo PDT sobre o importante tema da geração de empregos, com a presença, nada mais nada menos, do que do ministro do Trabalho Carlos Lupi. Pode haver uma discussão mais oportuna e relevante do que essa? Na verdade, o FÓRUM ARACATI NOVOS CAMINHOS rapidamente se tornou o mais amplo, mais qualificado e mais democrático espaço de discussão política de nosso Município.

Nesse momento em que o Fórum começa a ganhar corpo e as tarefas começam a se avolumar, é sempre bom dar uma parada estratégica para refletir sobre os princípios, a natureza, as posturas, finalidades e perspectivas que inspiraram esse movimento; trata-se de uma medida providencial com o fim de evitar que venhamos a perder de vista o horizonte traçado anteriormente e, assim, impedir a possível distorção e degeneração de uma iniciativa que tem indiscutível relevância para o futuro próximo de nosso Município.

O FÓRUM ARACATI NOVOS CAMINHOS é pautado pelos princípios da amplitude, da democracia e da transparência. É amplo porque congrega, sem discriminação, todas as pessoas e organizações que defendem novos caminhos para nosso Município; fundamenta-se, neste caso, na história politicamente vitoriosa de todas as propostas que ampliam seu espectro de alianças, em detrimento das posições estreitas e sectárias, típicas de quem faz política de gueto, política com “p” minúsculo. O Movimento Aracati Livre que elegeu o saudoso ex-prefeito José Hamilton foi uma demonstração do acerto dessa tática de amplitude, porém, exemplo mais contundente do acerto das posturas amplas foi a chegada histórica de um operário ao poder, com as sucessivas vitórias do grande presidente Lula.

Nosso Fórum é democrático porque todas as suas decisões são tomadas pelo voto dos participantes depois de ampla discussão acerca dos temas em questão. Ressalte-se também a transparência que pauta nossas ações, pois, tudo é decido, relatado e prestado contas na presença de todos, sem qualquer articulação de bastidores.

Importante também é atentar para a natureza do nosso Fórum. Somos um movimento de caráter propositivo, cujo objetivo é levantar problemas e apresentar propostas com a finalidade de elaborar um projeto alternativo para nosso Município. Em princípio não somos uma ONG, nem um governo paralelo, logo, nossa função precípua, sem nenhum demérito dessas iniciativas, não é executar ações que são próprias desses tipos de organizações. Nada impede, claro, que mediante algumas circunstâncias, até por questão de responsabilidade humanitária, não venhamos a atuar para amenizar concretamente alguns problemas inadiáveis cuja solução esteja a nossa altura; mas essa não é a finalidade maior para a qual o Fórum foi concebido, até porque todos nós pagamos impostos e o papel de administrar é do poder público.

Construir novos caminhos, em nosso entendimento, significa algo muito maior: significa elaborar um projeto político que se transforme em alternativa eleitoralmente viável para as eleições de 2012, significa devolver ao povo a esperança de que as coisas podem mudar e de que o Aracati pode reencontrar o caminho do desenvolvimento e do bem-estar de sua população; acreditamos, em princípio, que a atual administração está encerrada, não há mais ambiente político para colaboração e que é hora de começarmos a construir o pós-Expedito. Se o Prefeito em sete anos nunca aceitou qualquer proposta da oposição porque aceitaria agora quando não há mais tempo para nada?

Essa compreensão, ao contrário do que possa pensar os menos informados, não quer dizer que nosso fórum seja uma tribuna de denúncias; nossa vocação é de natureza cívica e propositiva e não de caráter denuncista. Denúncias podem, devem e vão ocorrer no âmbito dos debates, mas esses debates terão sempre como principal finalidade o estudo da realidade municipal e apresentação de propostas.

Postura é outra atitude que devemos cultivar. Nesse sentido nossa conduta deve se pautar por atitudes que possam contribuir efetivamente para as finalidades éticas de nosso Fórum. Nunca é demais lembrar que nosso espaço na internet, por exemplo, deve ser utilizado para o debate democrático de ideias e para a mobilização em torno de uma proposta de união.

Vez por outra ouvimos alguém dizer que existem pessoas no Fórum que não mereciam estar lá, pois seriam aproveitadores que estão apenas querendo tirar vantagem do movimento. Nosso Fórum, basta ver a história de quem o integra, congrega as pessoas mais compromissadas do nosso Município, porém, é inegável que, até pelo seu caráter aberto, possa aparecer pessoas que não estão investidas das melhores intenções. Isso não é motivo para medo. Os princípios que norteiam nosso movimento, sua forma de apresentação e a grandeza dos ideais que o conduzem são mais do que suficientes para cuidar dessa questão: quem não estiver munido desses princípios vai se auto-excluir por absoluta falta de espaço. A democracia e a transparência se encarregarão de varrer esse problema do nosso meio. A vitória de supostos aproveitadores seria um atestado de incompetência de todos. Isso não vai acontecer. Desse Fórum surgirá um projeto a altura da inteligência coletiva do Aracati e uma grande união de forças políticas que vai assumir os destinos da terra dos bons ventos a partir de 2012.

Não esqueçamos de parafrasear Albert Einstein, quando o maior gênio do século XX disse que “o problema não é o barulho dos maus, e sim o silêncio dos bons”. Sorte nossa é que no FÓRUM ARACATI NOVOS CAMINHOS os bons NÃO estão em silêncio. Se é assim que durmam os maus com esse barulho!


*Professor universitário e presidente do PCdoB

sexta-feira, 25 de março de 2011

MINISTRO DO TRABALHO CARLOS LUPI VIRÁ AO ARACATI PARTICIPAR DO FÓRUM ARACATI NOVOS CAMINHOS


Carlos Lupi, Ministro do Trabalho

Carlos Lupi, Ministro do Trabalho da Presidente Dilma Roussef, estará em Aracati no próximo dia 08 de abril, sexta-feira, às 19 horas, na Câmara Municipal para participar do segundo encontro do FÓRUM ARACATI NOVOS CAMINHOS. A plenária que desta feita debaterá o tema Trabalho, Juventude e Geração de Empregos, será coordenada pelo PDT, partido ao qual o Ministro é filiado. O PDT, partido do grande Leonel Brizola, é presidido no Aracati por João Batista dos Correios e conta com outras lideranças conceituadas como Ivan Silvério, Luiz Carlos Rodrigues, Dr. Evaldo Silva, dentre outros. A presença ilustre do Ministro está chamando a atenção de toda a comunidade aracatiense, como é o caso de várias turmas de alunos e professores da Faculdade do Vale do Jaguaribe que já confirmaram suas presenças.

sexta-feira, 18 de março de 2011

FÓRUM ARACATI NOVOS CAMINHOS MARCA PRÓXIMOS ENCONTROS. Trabalho, Juventude, Geração de empregos e saúde serão temas dos próximos debates.


A Comissão Organizadora do FÓRUM ARACATI NOVOS CAMINHOS esteve reunida na última sexta, dia 18/03, na Câmara Municipal, quando fez uma avaliação de seu primeiro encontro realizado em 19/02, além de aprovar importantes deliberações sobre os próximos caminhos do Fórum.
Ficou acertado que os dois próximos encontros do Fórum serão os seguintes: Dia 08/04, sexta, 19 horas, na Câmara Municipal , debate com o tema Trabalho, juventude e Geração de empregos, sob a responsabilidade do PDT, com a presença do Ministro do Trabalho da Presidente Dilma, Carlos Lupi, além do Deputado Federal André Figueiredo; Dia 30/04 - Saúde, sob a responsabilidade do PCdoB (e provavelmente do PSOL), com a presença já confirmada do Deputado Lula Morais e a possibilidade da vinda do Secretário Estadual de Saúde Dr. Arruda Bastos;
Outras deliberações importantes aprovadas foram: a definição dos temas para os próximos dez encontros, a formação de comissões temáticas para cada um desses dez temas, a periodicidade do Fórum que passa a ser mensal e a publicação do MANIFESTO ARACATI NOVOS CAMINHOS que será distribuído à população com as propostas centrais desse movimento.
Na reunião esteve presente o Professor Tinoco Luna, o Deputado Lula Morais e Zé Borracheiro pelo PCdoB, Dr. Inocêncio, Professor Mendes, Armando e Jonas pelo PT, João Batista, Luiz Carlos e Ivan Silvério pelo PDT, André pelo PMDB, Kelly pelo PSOL, Manuel Correia pelo PTB, Diano Rodrigues pelo PR, Caio e Thiago pelos movimentos de Juventude e Oscar Dellasanta pelo Conselho Comunitário de Canoa Quebrada e Nelson da Farmácia, além de outros populares que acompanharam a reunião.

terça-feira, 15 de março de 2011

PRESIDENTE DO PCdoB RECEBE MOÇÃO DE CONGRATULAÇÕES DA CÂMARA MUNICIPAL DE ARACATI



Vereador Tácito Forte do PSDB autor da Moção de Congratulações ao Presidente do PCdoB



O professor Tinoco Luna, presidente do Comitê Municipal do PCdoB, recebeu nesta segunda-feira, dia 14 de março, uma "Moção de Congratulações" da Cãmara Municipal de Aracati. A proposição de autoria do Vereador Tácito Forte, do PSDB, foi aprovada por unanimidade pelos demais Vereadores, em sessão realizada no último dia 25 de fevereiro. A justificativa da referida Moção, diz textualmente que o Professor Tinoco Luna está recebendo essa homenagem "pela idealização do FÓRUM ARACATI NOVOS CAMINHOS e pelos relevantes serviços prestados à cidadania, através de seus debates populares e pró-ativos". O Partido Comunista do Brasil - PCdoB, por meio de sua Direção Municipal agradece ao Vereador Tácito Forte pela lembrança e aos demais Vereadores pela aprovação.

domingo, 13 de março de 2011

COMISÃO ORGANIZADORA DO FÓRUM ARACATI NOVOS CAMINHOS SE REUNE NA PRÓXIMA SEXTA


Na próxima sexta-feira, dia 18/03, a partir das 19 horas, a Comissão Organizadora do FÓRUM ARACATI NOVOS CAMINHOS realizará sua segunda reunião, tendo como local a Câmara Municipal. A pauta da reunião constará de uma avaliação acerca de nosso primeiro encontro que tratou do tema infraestrutura, além de definir data, tema e responsáveis pelo segundo encontro que deverá se realizar em abril. A reunião será dos membros da Comissão Organizadora porém qualquer pessoa que tenha interesse pelas propostas do Fórum poderá participar.

quinta-feira, 3 de março de 2011

'contador

SOBRE A SUSPENSÃO DO CARNAVAL DE ARACATI. Uma análise sem paixões e baseada em fatos.


A maioria esmagadora da população de Aracati, dentre a qual nos incluímos, é favorável a realização do carnaval, mas o intitulado “carnaval do povão” acaba de ser suspenso por uma liminar da Justiça. Vamos comentar esse fato? Vamos lá: qualquer análise sem muito esforço da situação caótica em que se encontra o nosso Município vai mostrar claramente que, se prevalecer mesmo a liminar da Justiça e não houver carnaval, o único culpado e, portanto, único responsável pelo fracasso de nosso maior evento popular chama-se, por mais incrível que possa parecer para quem não conhece a realidade do Aracati, o Prefeito desta cidade o Senhor Expedito Ferreira.
E É fácil chegar a essa conclusão, pois, contra fatos não existem argumentos. Desde fevereiro de 2009, portanto a mais de dois anos, o Prefeito vem sendo alertado por médicos, profissionais de saúde, sindicatos, partidos, Câmara Municipal, imprensa e, mais recentemente pelo próprio Ministério Público, de que a situação do Hospital Municipal era catastrófica.
O caso das 750 biopsias (partes de corpos humanos com suspeitas de câncer que deveriam ter sido encaminhados para exame) e que apodreceram, o caixão manchado de sangue em pleno Hospital, o lixo acumulado, a falta de equipamentos básicos, utensílios e objetos quebrados e sem funcionar, médicos indo embora por falta de pagamento, greves, servidores com até quatro meses de atraso, tudo isso se transformou em imagens de um escândalo que ganhou repercussão nacional em matérias de várias televisões e de inúmeros jornais de todo o país. Mas o descaso no Aracati não é só com a saúde: lixo, lama, entulho, buraco por toda parte mostra o triste aspecto de uma cidade que foi entregue às baratas.
Diante de um quadro dessa envergadura, o Ministério Público e a Justiça, cumprindo muito bem o seu papel, não tiveram alternativas a não ser suspender os gastos com o carnaval, até que a situação da saúde seja resolvida. Para se ter uma ideia do problema, o conceituado e conhecido médico Dr. Artur Uchôa afirmou recentemente que, “se durante o carnaval uma pessoa sofrer um infarto só Deus pode resolver, pois o aparelho de eletrocardiograma simplesmente não está funcionando”. A pergunta que se faz é: como justificar gastos de dois milhões de reais com festas, quando a saúde de setenta mil aracatienses, além de milhares de turistas que virão para cá, está em risco?
Se não houver carnaval em Aracati o responsável é o Prefeito, pois ele foi alertado a mais de dois anos sobre a grave situação da saúde, bem como também foi devidamente informado acerca de todas as diligências que os promotores estavam desenvolvendo muito criteriosamente sobre essa questão. Expedito foi incompetente porque não conseguiu resolver os problemas de saúde do Município e ainda deixou que esses problemas virassem escândalo nacional e, ao mesmo tempo, foi arrogante ao tentar pela enésima vez peitar a Justiça. Aliás, nosso Prefeito tem todo um histórico de enfrentamento com a Justiça. A impressão que se tem é que ele acredita mais na força do seu dinheiro do que na força da Justiça. Quem faz pouco caso da Justiça um dia se dá mal.
Mesmo que derrubem a liminar e que o carnaval venha a se realizar, os prejuízos decorrentes desse problema com a Justiça já são enormes. Milhares de turistas que viriam gastar seu dinheiro em nossa cidade, já mudou seus planos e, diante dessa incerteza, irá para outras cidades. Quem será também o responsável por esses prejuízos, mesmo que o carnaval seja realizado? Ninguém menos do que a falta de planejamento, a incompetência e a arrogância do Prefeito de Aracati Expedito Ferreira.



quarta-feira, 2 de março de 2011

CARNAVAL DE ARACATI É CANCELADO. Justiça quer que o Prefeito aplique o dinheiro na sáude


A juíza da 1ª Vara da Comarca de Aracati, Maria do Socorro Montezua Bulcão, determinou que a Prefeitura municipal se abstenha de fazer gastos com festividades enquanto não for solucionado o caos na saúde pública. Nos últimos anos tem faltado desde comprimido até médico no hospital e nos postos de saúde. O efeito prático da liminar é a suspensão do Carnaval de Aracati, bancado com dinheiro público. Acuado, e sem ter como esconder a situação catastrófica do Hospital Municipal, o Prefeito culpa a oposição pela interdição do carnaval. Nada a ver: a decisão é da justiça;que ele vá brigar com a justiça para justificar gastos de 2 milhões de reais com festas enquanto a cidade está entregue ás baratas. Para saber detalhes leia a matéria publicada no DIÁRIO DO NORDESTE neste dia 02 de março. Basta clicar AQUI.