terça-feira, 14 de dezembro de 2010

CAOS NA SAÚDE DE ARACATI: SECRETÁRIA DÉLIA BANDEIRA TENTA CULPAR A SECRETARIA DE SAÚDE DO ESTADO. Promotor classifica essa atitude de "irresponsável".


O promotor Alexandre Alcântara classificou de “irresponsável” a tentativa da secretária da Saúde de Aracati de justificar o apodrecimento das amostras para biópsias. Segundo Alcântara, Adélia Araújo, “tentou jogar a responsabilidade para o Estado (Secretaria da Saúde do Ceará)”. Além disso, atribuiu seu “desconhecimento” culpando servidores subalternos.

O “resumo da tragédia”, diz Alcântara, é que a saúde em Aracati submete pacientes do SUS a tratamento desumano e degradante. Grande parte dos endereços dos pacientes que tiveram indicação para biópsias sequer foi localizada. “Como não possuir controle sobre essas peças? Na verdade, estavam jogados em um depósito como lixo, e, caso o escândalo não viesse à tona, nunca mais se falariam nelas”.

Em relatório enviado aos promotores, o secretário da Saúde do Estado, Arruda Bastos, responsabilizou os gestores de Aracati pelo problema. Disse que, em todos os anos analisados para Aracati, “verificou-se que a cota utilizada para exame anátomo-patológico de peça cirúrgica convencional, ficou abaixo da cota estabelecida”

Fonte: O POVO e blog Aracati em Foco

Nenhum comentário:

Postar um comentário